notícias

Fórum da Agricultura: o Brasil urbano precisa se ruralizar

25/08/2017

Fórum da Agricultura: o Brasil urbano precisa se ruralizar
Foto: Ocepar

Os presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Sistema Ocepar, respectivamente, Márcio Lopes de Freitas e José Roberto Ricken, e o ex-ministro da Agricultura, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, participaram, na manhã desta sexta-feira (25/08), de um painel com o tema “Cooperativas: uma plataforma para o Brasil”, no último dia do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, que foi realizado junto com o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Confira abaixo a matéria sobre o debate divulgada no site da Gazeta do Povo:

Agricultura é a bola da vez. No País que enfrenta uma das piores recessões da sua história, o agronegócio é um oásis no deserto. Neste ano, o setor deve segurar metade do crescimento do PIB, mas isso ainda não é suficiente para que a atividade seja devidamente reconhecida pelo público urbano.

Vocação

Na opinião do ex-ministro da Agricultura e professor da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, é cada vez mais perceptível que a sociedade urbana está assimilando o campo como vocação do país, mas ainda é sensação distante. “Eles reconhecem a importância do setor, mas não se incluem dentro dele”, explica.

Sem rumo

Segundo Rodrigues, o Brasil está sem rumo. E o agronegócio é a melhor opção. “O setor precisa se transformar numa plataforma do país. A China montou uma plataforma de desenvolvimento baseada na exportação. A Índia apostou em TI. A Coreia do Sul em educação. O Brasil precisa de uma plataforma nacional. E essa plataforma é o agronegócio”, diz.

Dados

Dados da OCDE mostram que para sustentar o mundo, a produção mundial de grãos precisa crescer 20% na próxima década. E 40% deste crescimento vão vir do Brasil. “O país tem um papel a cumprir neste cenário. Portanto, é preciso um projeto. Uma estrutura estratégica para conduzir esse processo de uma maneira consistente, de uma maneira que envolva toda a sociedade brasileira”.

Cooperativismo

Roberto Rodrigues foi um dos convidados do painel “Cooperativas: uma plataforma para o Brasil”, no 5º Foro de Agricultura de América do Sul. Além dele, participaram da discussão, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e Márcio Lopes de Freitas, da OCB.

Modelo de sucesso

Segundo Lopes, o cooperativismo é um modelo de sucesso, principalmente o desenvolvido pelas cooperativas agrícolas paranaenses. “Vocês constroem muito bem aqui no Paraná. Todos querem beber da água do cooperativismo paranaense”, diz.

Força econômica

As cooperativas, que atualmente respondem por mais de 50% da produção nacional, são uma força econômica. Atualmente, no país, são 1.500 cooperativas, 1 milhão de cooperados e 180 mil empregos diretos gerados. “O capital, o lucro da cooperativa não vai para Nova York, não vai para o capital especulativo. Ela alavanca o desenvolvimento regional. As decisões nas cooperativas não são solitárias. São compartilhadas. Cada produtor é um voto. Isso dá força e legitimidade para as decisões”, conta Lopes. (Gazeta do Povo)

Fotos:


Outras Notícias:


Liga Nacional de Futsal define datas de jogos do mata-mata que terão transmissão da Sportv 31/08/2017 Liga Nacional de Futsal define datas de jogos do mata-mata que terão transmissão da Sportv

Dezoito jogos da Liga Nacional de Futsal serão transmitidos pelo canal Sportv, a partir do início dos playoffs, programado para o dia 16 de setembro, até o final do campeonato. A... ...


Seminário de Produtores de Aves Copagril enfoca biossegurança 30/08/2017 Seminário de Produtores de Aves Copagril enfoca biossegurança

Com enfoque na biossegurança, a Cooperativa Agroindustrial Copagril promoveu, hoje (30), o Seminário Anual de Produtores de Aves Copagril, no Pavilhão de... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: +55 (61) 3550 0506 -
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS